CUBAL ACOLHE ENCONTRO PREPARATÓRIO PARA A JORNADA PROVINCIAL DA JUVENTUDE 2025
Administração Municipal acolhe Comissão Organizadora da Jornada Provincial da Juventude 2025 O Município do Cubal foi oficialmente eleito Capital da Juventude 2025, no âmbito da Jornada Provincial da Juventude, que decorrerá de 01 a 31 de Agosto, em celebração ao Dia Internacional da Juventude (12 de Agosto). Em preparação para este grande evento, uma delegação da Comissão Organizadora contituida por membros das ONG´s Adra Antena-Benguela, CRB, AJS, Rainhas de Angola e Grémio de Artes Elongiso e OIC, reuniu-se na passada quinta-feira 26 de Junho de 2025 com a Administração Municipal do Cubal, para apresentar o draft do programa da Jornada e os respetivos termos de referência. O encontro decorreu nas instalações da Secretaria do Gabinete do Administrador Municipal, tendo a delegação sido recebida pela Sra. Miquilina Culembe, Chefe do Gabinete, em representação do Administrador Municipal, ausente por motivos de agenda. Estiveram presentes os Administradores Municipais Adjuntos, Eng. António Andrade (Área Técnica) e Inácio Tchipongue (Área Financeira), assegurando o acompanhamento institucional. Durante a reunião, foi destacada a realização, no Cubal, do maior Acampamento Provincial da Juventude e da 10.ª Conferência Provincial da Juventude, eventos que mobilizarão centenas de jovens e parceiros sociais de toda a província. A Administração Municipal expressou total abertura para colaborar com a Comissão Organizadora, reforçando o compromisso de fazer do Cubal o centro das atenções juvenis em Agosto. A Jornada 2025 promete ser um momento de mobilização, reflexão e ação concreta, com foco na participação cívica, inovação e desenvolvimento juvenil. Quando Agosto Chega, a juventude não Sabe Falhar – Agosto é JOVEM!
AJS reforça compromisso com uma comunicação mais eficaz e próxima das comunidades
A Associação Juvenil para a Solidariedade (AJS) integrou o grupo de mais de 24 Organizações da Sociedade Civil (OSC) das províncias de Benguela, Huambo e Huíla que participaram, nos dias 25 e 26 de junho, numa formação sobre Estratégias de Comunicação e Visibilidade Comunitária, realizada no Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor), na província do Huambo. Durante os dois dias de capacitação, facilitada pelos jornalistas Pedro Santa Maria e Nelson Rodrigues, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre boas práticas de comunicação, produção de conteúdos de qualidade e uso estratégico das plataformas digitais para amplificar a voz das comunidades. Para Domingas Neto, assistente de comunicação da ADRA – Antena Benguela, “esta formação é uma grande oportunidade para as organizações partilharem experiências na área da comunicação e reforçarem competências no uso dos meios digitais, dando visibilidade às suas ações e voz aos que muitas vezes são esquecidos.” Já Donaldo Sousa, coordenador de comunicação da Associação Omunga, destacou a importância do encontro: “A nossa grande expectativa é aperfeiçoar os nossos conhecimentos em estratégias e planos de comunicação, bem como na definição de grupos-alvo, tornando a nossa intervenção mais eficaz.” A AJS esteve representada pelo seu Coordenador Executivo, Júlio Lofa Martinho, e pelo Assistente de Comunicação, Sabino Kapuputa, que participaram ativamente nas atividades formativas e nas trocas de experiências com outras organizações presentes. Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do Projecto de Apoio à Sociedade Civil e à Administração Local em Angola (PASCAL), que tem vindo a fortalecer o papel das OSC na promoção da cidadania e da boa governação local. AJS – Cidadania é o resultado de um exercício permanente de Educação e Comunicação.
Presidente do Partido Liberal visita a AJS em Benguela para reforçar laços institucionais
No cumprimento da sua agenda de trabalho na província de Benguela, o presidente do Partido Liberal, Luís de Castro, realizou neste sábado uma visita de cortesia à Associação Juvenil para a Solidariedade (AJS), com o objectivo de criar e fortalecer relações institucionais e reflectir sobre questões de interesse nacional voltadas ao bem-estar dos angolanos. A delegação do Partido Liberal foi recebida pela equipa de coordenação executiva da AJS, liderada pelo coordenador em exercício, Sr. Júlio Lofa Martinho, que fez uma apresentação breve da organização. Durante o encontro, foram partilhadas as principais ações em curso, delineadas no Plano de Ação Anual 2025 da associação, destacando iniciativas voltadas à juventude, igualdade de género, cidadania e desenvolvimento comunitário. Durante a visita, Luís de Castro manifestou abertura para estabelecer parcerias estratégicas com a AJS e demais organizações da sociedade civil, realçando a importância do diálogo e da colaboração institucional como pilares essenciais para a construção de uma cidadania mais activa, consciente e participativa. “Acreditamos que o futuro de Angola passa pela valorização do papel das organizações da sociedade civil. Só com união de esforços entre partidos políticos e estas entidades conseguiremos promover mudanças reais nas comunidades”, afirmou o líder liberal. A AJS, por sua vez, saudou a iniciativa e reforçou a sua disposição em colaborar com todas as forças vivas da sociedade que estejam comprometidas com o desenvolvimento humano e a justiça social no país. AJS – Cidadania é o Resultado de Um Exercício Permanente de Educação e Comunicação.
BENGUELA – Organizações Reúnem-se em Benguela para Preparar Jornada Provincial da Juventude
No âmbito da Jornada Provincial da Juventude 2025, líderes de várias organizações não governamentais reuniram-se na manhã desta sexta-feira, 13 de Junho, nas instalações da ADRA Antena – Benguela. O encontro teve como principal objetivo dar seguimento ao processo de preparação das condições necessárias para a realização da referida jornada. Durante a reunião, foram discutidos aspectos logísticos e programáticos com vista à mobilização dos jovens e ao alinhamento das actividades que serão desenvolvidas ao longo do evento. Este ano, o município do Cubal foi eleito como a Capital da Juventude, acolhendo a maior parte das atividades da jornada. A Jornada Provincial da Juventude, que se realiza de 01 a 31 de Agosto, decorre em alusão ao Dia Internacional da Juventude, celebrado a 12 de Agosto, e normalmente é subordinada ao lema definido pelas Nações Unidas. A iniciativa visa promover o protagonismo juvenil, fomentar espaços de diálogo e participação, e reforçar o compromisso com os direitos, deveres e aspirações da juventude benguelense. A Jornada Provincial da Juventude, é parte das acções enquadradas no projecto Chance, financiado pela União Europeia. www.projectochance.ao
JORNADA DA CRIANÇA 2025: Infância é Prioridade – Proteja, Inclua, Respeite!
A Associação Juvenil para a Solidariedade (AJS) deu início, no dia 1 de Junho, à Jornada da Criança 2025, sob o lema “Infância é Prioridade: Proteja, Inclua, Respeite”. A iniciativa decorre até o dia 30 de Junho e visa promover a visibilidade e a proteção dos direitos das crianças em Angola, com especial atenção às mais vulneráveis. A Jornada que se realiza em alusão aos 1 de Junho, dia internacional da criança e 16, dia da criança africana, reúne uma série de actividades lúdicas, educativas e de advocacia, que procuram envolver comunidades, escolas e instituições locais na reflexão e acção em torno da causa da infância. A previsão é de alcançar 730 crianças e 40 adultos, através de dinâmicas que estimulam o respeito, a inclusão e o reconhecimento dos direitos das crianças como prioridade nacional. Realizada com o apoio de diversos parceiros e integrada nas acções do Projecto CHANCE, financiado pela União Europeia, a Jornada da Criança é um momento de celebração, mas sobretudo de compromisso com um futuro mais justo e seguro para todas as crianças. A AJS reafirma, com esta iniciativa, o seu papel activo na promoção da justiça social e na defesa dos direitos das populações mais vulneráveis.
BENGUELA | Encontro de Mulheres e Parceiras da ADRA 2025 Promove Debate Aberto em Benguela
No dia 29 de Maio de 2025, a ADRA Antena Benguela realizou o Encontro de Mulheres e Parceiras da ADRA 2025, na província de Benguela. O evento reuniu diversas mulheres em torno de painéis temáticos que abordaram questões como violência de género, práticas culturais, direitos humanos e violência obstétrica. As participantes partilharam experiências pessoais e comunitárias, promovendo uma reflexão profunda sobre os desafios enfrentados pelas mulheres angolanas. A AJS marcou presença no encontro, representada pela responsável de Saúde Preventiva, Srª Teresa José. Para a ADRA, esta iniciativa representa um importante espaço de discussão aberta e partilha, reforçando o papel da mulher na mitigação dos diversos problemas que afetam a sua vida e dignidade. AJS – “A Cidadania é o Resultado de Um Exercício Permanente de Educação e Comunicação”
Organizações da sociedade civil de cinco países lusófonos estão reunidos em torno dos assuntos educativos, na cidade de Luanda
Luanda – Organizações da sociedade civil de cinco países lusófonos, nomeadamente , Angola, Cabo – Verde, Guine Bissau, Moçambique e Brasil estão reunidos em torno dos assuntos educativos, na cidade de Luanda, desde o dia 27 de Maio de 2025. O treinamento centrado na teoria da mudança que decorre numa das salas de reuniões do hotel Skyna, termina no dia 30, portanto, quinta – feira, congregando mais de 25 participantes, numa iniciativa da RuLuz – Rede Lusófona pelo Direito à Educação através do projecto educação em voz alta da campanha global para a educação, financiado pela EOL-Oxfam, e visa munir as ONG de competências técnicas e metodológicas para a capitação de fundos que possam ser usados na promoção de mudanças significativas relativamente ao acesso à educação. O Coordenador Executivo da AJS, enquanto coordenador do núcleo provincial de Benguela da rede de educação para todos em Angola (AASCS), está a participar do treinamento juntamente com os coordenadores dos núcleos provinciais da Huíla, Huambo, Cuanza – Sul e Zaire. O desafios das organizações da sociedade civil de Angola é a capitação de fundo monetários para o financiamentos das suas iniciativas para a promoção das mudanças no seio das comunidades, principalmente para as que se encontram em situações de riscos. AJS – “A Cidadania é o Resultado de um Exercício Permanente de Educação e Comunicação”
Decorreu no Lobito a 1ª Feira Provincial Sobre Saúde Sexual e Reprodutiva
Em um marco histórico para a juventude da província de Benguela, o município do Lobito acolheu nos dias 08 e 09 de Maio a 1ª Feira sobre Saúde Sexual e Reprodutiva, uma iniciativa integrada no âmbito do Projecto Chance, financiado pela União Europeia. A actividade foi promovida pelo Consórcio das Organizações, composto pela Associação Juvenil para a Solidariedade (AJS), o Centro de Apoio aos Jovens (CAJ), a Organização de Interação Comunitária (OIC) e o Instituto Superior Jean Piaget de Benguela, com apoio técnico do Hospital Vall d’Hebron de Espanha. Realizada no Parque do Hiper Mercado Kero, a feira ofereceu uma vasta gama de serviços de saúde gratuitos, como testagem do VIH, medição da pressão arterial, controlo de peso, além de palestras educativas e sessões em plenária com foco nos direitos sexuais e reprodutivos, prevenção de ISTs, métodos contraceptivos e bem-estar juvenil. Durante os dois dias de evento, centenas de jovens participaram de mesas redondas e debates intensos, fortalecendo a troca de conhecimentos e o empoderamento sobre temas cruciais para a saúde e cidadania juvenil. O ponto alto da Feira foi a assinatura do Memorando de Entendimento (MoU) entre o Administrador Municipal do Lobito, Sua Excelência Sr. Carlos Pacatolo, e a Coordenadora do Projecto Chance, Sra. Esperanza Esteban, em representação ao Hospital Vall d’Hebron. O acto oficializa o compromisso institucional da Administração Municipal do Lobito com a causa da saúde sexual e reprodutiva dos jovens, sinalizando um novo tempo de cooperação entre o poder público e as organizações da sociedade civil. A Feira foi considerada um sucesso absoluto, demonstrando que, quando instituições, juventude e comunidade se unem, é possível avançar significativamente na promoção de direitos, saúde e dignidade para todos e todas.
LOBITO | Feira de Saúde sob lema: “Saúde Sexual e Reprodutiva: Informação e Prevenção para Viver com Qualidade”
No âmbito do Projeto Chance “Estratégias de Melhoria dos Conhecimentos e Atitudes dos Jovens Angolanos em Matéria de Saúde Sexual e Reprodutiva”, realiza-se nos dias 08 e 09 de Maio, no município do Lobito, parque da SONAMET, uma Feira de Saúde com vários expositores e vários serviços de saúde ao seu dispor. Venha informar-se, cuidar da sua saúde e aproveitar esta grande oportunidade. Participe! A sua saúde merece atenção. A feira de Saúde está a ser produzida com o apoio financeiro da União Européia. A sua realização e produção, é da exclusiva responsabilidade do Consórcio CHANCE, sob coordenação do Instituto Superior JEAN PIAGET de Benguela e não reflecte necessariamente a posição da União Européia.
SOCIEDADE CIVIL DE BENGUELA MOBILIZA-SE CONTRA A CÓLERA
Lobito, 10 de Abril de 2025 – O Fórum das Organizações da Sociedade Civil de Benguela promoveu, nesta quinta-feira, um encontro estratégico no município do Lobito com o objetivo de “delinear um plano de acção viável para a sensibilização da população no combate à cólera”. A reunião decorreu no pátio da Escola Rei Mandume entre as 09h30 e 12h30 e foi dinamizada pela ADRA Antena Benguela e Associação Juvenil para a Solidariedade (AJS) e a. Durante o encontro, os participantes discutiram medidas práticas de prevenção, estratégias de comunicação comunitária e formas de actuação coordenada entre as organizações, com base na situação real da província. Estiveram presentes diversas organizações da sociedade civil e entidades locais, nomeadamente: ADRA Antena Benguela, OIC, CAJ, Movimento Ovimbundu, TCHETU, JUCJB, Projeto Cidadania Catumbela, OMUNGA, OCISOLA, Ondjango da Liberdade, Rainhas de Angola, Movimento Revolucionário de Benguela, AJS, e a Direção Municipal de Saúde do Lobito. O encontro representa um esforço conjunto para travar o avanço da cólera na região, reforçando o papel activo da sociedade civil na promoção da saúde pública. AJS – A Cidadania é o Resultado de um Exercício Permanente de Educação e Comunicação Visite: ajsangola.org