• AJSAJS
  • AJS
  • maio 29, 2025
  • 51 views
BENGUELA | Encontro de Mulheres e Parceiras da ADRA 2025 Promove Debate Aberto em Benguela

No dia 29 de Maio de 2025, a ADRA Antena Benguela realizou o Encontro de Mulheres e Parceiras da ADRA 2025, na província de Benguela. O evento reuniu diversas mulheres em torno de painéis temáticos que abordaram questões como violência de género, práticas culturais, direitos humanos e violência obstétrica. As participantes partilharam experiências pessoais e comunitárias, promovendo uma reflexão profunda sobre os desafios enfrentados pelas mulheres angolanas. A AJS marcou presença no encontro, representada pela responsável de Saúde Preventiva, Srª Teresa José. Para a ADRA, esta iniciativa representa um importante espaço de discussão aberta e partilha, reforçando o papel da mulher na mitigação dos diversos problemas que afetam a sua vida e dignidade. AJS – “A Cidadania é o Resultado de Um Exercício Permanente de Educação e Comunicação”

  • AJSAJS
  • AJS
  • maio 28, 2025
  • 50 views
Organizações da sociedade civil de cinco países lusófonos estão reunidos em torno dos assuntos educativos, na cidade de Luanda

Luanda – Organizações da sociedade civil de cinco países lusófonos, nomeadamente , Angola, Cabo – Verde, Guine Bissau, Moçambique e Brasil estão reunidos em torno dos assuntos educativos, na cidade de Luanda, desde o dia 27 de Maio de 2025. O treinamento centrado na teoria da mudança que decorre numa das salas de reuniões do hotel Skyna, termina no dia 30, portanto, quinta – feira,  congregando mais de 25 participantes, numa iniciativa da RuLuz – Rede Lusófona pelo Direito à Educação através do projecto educação em voz alta da campanha global para a educação, financiado pela EOL-Oxfam, e visa munir as ONG de competências técnicas e metodológicas para a capitação de fundos que possam ser usados na promoção de mudanças significativas relativamente ao acesso à educação. O Coordenador Executivo da AJS, enquanto coordenador do núcleo provincial de Benguela da rede de educação para todos em Angola (AASCS), está a participar do treinamento juntamente com os coordenadores dos núcleos provinciais da Huíla, Huambo, Cuanza – Sul e Zaire. O desafios  das organizações da sociedade civil de Angola é a capitação de fundo monetários para o financiamentos das suas iniciativas para a promoção das mudanças no seio das comunidades, principalmente para as que se encontram em situações de riscos. AJS – “A Cidadania é o Resultado de um Exercício Permanente de Educação e Comunicação”

  • AJSAJS
  • AJS
  • maio 17, 2025
  • 44 views
Decorreu no Lobito a 1ª Feira Provincial Sobre Saúde Sexual e Reprodutiva

Em um marco histórico para a juventude da província de Benguela, o município do Lobito acolheu nos dias 08 e 09 de Maio a 1ª Feira sobre Saúde Sexual e Reprodutiva, uma iniciativa integrada no âmbito do Projecto Chance, financiado pela União Europeia. A actividade foi promovida pelo Consórcio das Organizações, composto pela Associação Juvenil para a Solidariedade (AJS), o Centro de Apoio aos Jovens (CAJ), a Organização de Interação Comunitária (OIC) e o Instituto Superior Jean Piaget de Benguela, com apoio técnico do Hospital Vall d’Hebron de Espanha. Realizada no Parque do Hiper Mercado Kero, a feira ofereceu uma vasta gama de serviços de saúde gratuitos, como testagem do VIH, medição da pressão arterial, controlo de peso, além de palestras educativas e sessões em plenária com foco nos direitos sexuais e reprodutivos, prevenção de ISTs, métodos contraceptivos e bem-estar juvenil. Durante os dois dias de evento, centenas de jovens participaram de mesas redondas e debates intensos, fortalecendo a troca de conhecimentos e o empoderamento sobre temas cruciais para a saúde e cidadania juvenil. O ponto alto da Feira foi a assinatura do Memorando de Entendimento (MoU) entre o Administrador Municipal do Lobito, Sua Excelência Sr. Carlos Pacatolo, e a Coordenadora do Projecto Chance, Sra. Esperanza Esteban, em representação ao Hospital Vall d’Hebron. O acto oficializa o compromisso institucional da Administração Municipal do Lobito com a causa da saúde sexual e reprodutiva dos jovens, sinalizando um novo tempo de cooperação entre o poder público e as organizações da sociedade civil. A Feira foi considerada um sucesso absoluto, demonstrando que, quando instituições, juventude e comunidade se unem, é possível avançar significativamente na promoção de direitos, saúde e dignidade para todos e todas.