JORNADA DA SAÚDE | Campanha de Sensibilização reforça prevenção do VIH e saúde sexual no Bairro Assude
No âmbito da Jornada Provincial da Saúde, realizada na província de Benguela, em alusão ao 1.º de Dezembro – Dia Mundial de Luta contra o VIH e a SIDA, e tendo se integrado nela os 16 Dias de Activismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a Associação Juvenil para a Solidariedade (AJS), o CAJ – Centro de Apoio aos Jovens e o Fórum das Organizações da Sociedade Civil da Catumbela realizaram, no dia 13 de Dezembro, uma campanha de sensibilização interpessoal sobre o VIH a SIDA, e a Saúde Sexual e Reprodutiva. A actividade decorreu no Bairro Assude, uma localidade com reduzido acesso à informação sobre estas temáticas, e teve como objectivo conscientizar adolescentes e jovens sobre as formas de prevenção e transmissão do VIH, promovendo comportamentos sexuais responsáveis, a prevenção da gravidez na adolescência e das infecções sexualmente transmissíveis. A iniciativa contou com o apoio de Organizações de Base Comunitária financiadas pelo Projecto CHANCE, nomeadamente o Grémio de Artes Elongiso e a RGC, bem como com o apoio da Administração Municipal da Catumbela. Durante a campanha foram distribuídos 1500 folhetos informativos e 2440 preservativos, estes últimos doados pela ANASO e pelo Hospital Vall d’Hebron, de Espanha, entidade que coordena o Projecto CHANCE. Esta Campanha foi produzida com o apoio financeiro da União Européia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade da AJS e não reflecte necessariamente a posição da União Europeia.
𝐏𝐑𝐎𝐉𝐄𝐂𝐓𝐎 𝐂𝐇𝐀𝐍𝐂𝐄 | 𝐉𝐎𝐑𝐍𝐀𝐃𝐀 𝐃𝐀 𝐒𝐀Ú𝐃𝐄 2025 𝐄 𝐎𝐒 16 𝐃𝐈𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐀𝐂𝐓𝐈𝐕𝐈𝐒𝐌𝐎 𝐏𝐄𝐋𝐎 𝐅𝐈𝐌 𝐃𝐀 𝐕𝐈𝐎𝐋Ê𝐍𝐂𝐈𝐀 𝐂𝐎𝐍𝐓𝐑𝐀 𝐀 𝐌𝐔𝐋𝐇𝐄𝐑
Enquadrado nas acções do Projecto Chance, realizou-se, no dia 05 de Dezembro de 2025, a Primeira Edição do Podcast “Comunidade da Mulher”, um espaço de diálogo dedicado à promoção de comunidades mais seguras e à defesa dos direitos das mulheres. O tema central desta edição foi “𝐎 𝐏𝐀𝐏𝐄𝐋 𝐃𝐀 𝐌𝐔𝐋𝐇𝐄𝐑 𝐍𝐀 𝐂𝐎𝐍𝐒𝐓𝐑𝐔çã𝐎 𝐃𝐄 𝐂𝐎𝐌𝐔𝐍𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄𝐒 𝐋𝐈𝐕𝐑𝐄𝐒 𝐃𝐄 𝐕𝐈𝐎𝐋ê𝐍𝐂𝐈𝐀”. A conversa foi conduzida por Marcelina Calei, que recebeu no estúdio três convidadas especiais: Rosária Quintas, activista social; Suzymara Joaquin, terapeuta capilar; e Cipriana Menezes, estudante de psicologia. Durante o debate, as convidadas destacaram a urgência na aplicação rigorosa das leis e na criação de políticas públicas sustentáveis, capazes de responder de forma eficaz aos desafios enfrentados pelas mulheres angolanas no contexto da violência baseada no género. Sublinhou-se ainda a importância da capacitação das mulheres, de modo a garantir maior conhecimento e domínio sobre os seus direitos. Segundo as participantes, fortalecer a consciência social e encorajar a denúncia é fundamental num cenário em que mais de 50% das mulheres vítimas de violência em Angola não reportam os abusos. A iniciativa reforça o compromisso do Projecto Chance e dos 16 Dias de Activismo em estimular o diálogo comunitário, promover a prevenção da violência e valorizar o papel transformador da mulher na construção de ambientes seguros, inclusivos e livres de discriminação. Esta sessão foi produzida com o apoio financeiro da União Européia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade da OIC e não reflecte necessariamente a posição da União Europeia. Visite nosso site: www.projectochance.ao
01 DE DEZEMBRO | DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA O VIH E A SIDA
01 DE DEZEMBRO | DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA O VIH E A SIDA A Associação Juvenil para a Solidariedade (AJS), no seu contínuo compromisso com a promoção da saúde preventiva e o bem-estar das comunidades, reafirma o seu papel activo na realização de iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas, especialmente nas comunidades mais vulneráveis. Neste dia, a AJS chama a atenção de parceiros, organizações da sociedade civil e líderes governamentais para a necessidade de investimentos sólidos e estratégicos na área da Saúde Pública e Preventiva. Reforçamos que a redução significativa da transmissão do VIH depende do envolvimento de todos e todas, assim como da elaboração e implementação de políticas públicas inclusivas, eficazes e sustentáveis. Enquanto ONG comprometida com a promoção da cidadania e da saúde, a AJS continuará a mobilizar recursos, conhecimento e parcerias para fortalecer programas de prevenção, sensibilização e apoio às pessoas afectadas pelo VIH e SIDA, reafirmando a importância de uma sociedade informada, saudável e resiliente. AJS – A cidadania é o Resultado de Um Exercício Permanente de Educação e Comunicação.






