AJS PROMOVE DEBATE SOBRE A RESPONSABILIDADE DAS ESCOLAS NA GARANTIA DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA

  • AJSAJS
  • AJS
  • março 28, 2025
  • 0 Comments

Lobito, 28 de Março de 2025, no âmbito do projecto CHANCE “Estratégias de melhoria dos conhecimentos e atitudes dos jovens angolanos em matérias de Saúde Sexual e Reprodutiva,  – A Associação Juvenil para a Solidariedade realizou, na tarde desta sexta-feira, um debate sobre o papel das instituições de ensino na garantia da Saúde Sexual e Reprodutiva. O evento decorreu entre as 15h30 e as 17h00, na sala de conferência da Universidade Lusíada, no Município do Lobito, e reuniu gestores escolares, professores, alunos e ativistas.

Com o objectivo de incentivar os gestores escolares a criarem mecanismos eficazes de abordagem sobre a Saúde Sexual e Reprodutiva nas escolas, o debate contou com um painel composto por três especialistas na área: o ativista João Luís, a professora Vilma Umba e o psicólogo Adelino Ulika.

Durante a discussão, os painelistas destacaram a importância de incluir temas relacionados à Saúde Sexual e Reprodutiva no ambiente escolar, sublinhando que a ausência de tal abordagem não é responsabilidade exclusiva do Ministério da Educação, mas sim dos gestores escolares. Segundo os especialistas, cabe às escolas criar programas educativos que promovam informação e prevenção, contribuindo assim para um ambiente escolar mais seguro e esclarecido.

O evento contou com a participação de 40 pessoas, incluindo professores, alunos, gestores escolares e ativistas, que intervieram com questões e reflexões sobre os desafios e soluções para implementar políticas de educação sexual no sistema de ensino.

A Associação Juvenil para a Solidariedade reafirmou o seu compromisso em promover debates e iniciativas que visem a melhoria da educação e do bem-estar dos adolescentes e jovens, garantindo que mais atividades do género serão organizadas no futuro para incentivar a inclusão de temas essenciais na formação académica e cidadã dos estudantes.

O projecto Chance é financiado pela União Européia. O realização do debate é da inteira responsabilidade da AJS e não reflete necessariamente a posição da União Européia.

AJS

Related Posts

  • AJSAJS
  • AJS
  • dezembro 14, 2025
  • 2 views
JORNADA DA SAÚDE | Campanha de Sensibilização reforça prevenção do VIH e saúde sexual no Bairro Assude

No âmbito da Jornada Provincial da Saúde, realizada na província de Benguela, em alusão ao 1.º de Dezembro – Dia Mundial de Luta contra o VIH e a SIDA, e tendo se integrado nela os 16 Dias de Activismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a Associação Juvenil para a Solidariedade (AJS), o CAJ – Centro de Apoio aos Jovens e o Fórum das Organizações da Sociedade Civil da Catumbela realizaram, no dia 13 de Dezembro, uma campanha de sensibilização interpessoal sobre o VIH a SIDA, e a Saúde Sexual e Reprodutiva. A actividade decorreu no Bairro Assude, uma localidade com reduzido acesso à informação sobre estas temáticas, e teve como objectivo conscientizar adolescentes e jovens sobre as formas de prevenção e transmissão do VIH, promovendo comportamentos sexuais responsáveis, a prevenção da gravidez na adolescência e das infecções sexualmente transmissíveis. A iniciativa contou com o apoio de Organizações de Base Comunitária financiadas pelo Projecto CHANCE, nomeadamente o Grémio de Artes Elongiso e a RGC, bem como com o apoio da Administração Municipal da Catumbela. Durante a campanha foram distribuídos 1500 folhetos informativos e 2440 preservativos, estes últimos doados pela ANASO e pelo Hospital Vall d’Hebron, de Espanha, entidade que coordena o Projecto CHANCE. Esta Campanha foi produzida com o apoio financeiro da União Européia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade da AJS e não reflecte necessariamente a posição da União Europeia.

  • AJSAJS
  • AJS
  • dezembro 6, 2025
  • 11 views
𝐏𝐑𝐎𝐉𝐄𝐂𝐓𝐎 𝐂𝐇𝐀𝐍𝐂𝐄 | 𝐉𝐎𝐑𝐍𝐀𝐃𝐀 𝐃𝐀 𝐒𝐀Ú𝐃𝐄 2025 𝐄 𝐎𝐒 16 𝐃𝐈𝐀𝐒 𝐃𝐄 𝐀𝐂𝐓𝐈𝐕𝐈𝐒𝐌𝐎 𝐏𝐄𝐋𝐎 𝐅𝐈𝐌 𝐃𝐀 𝐕𝐈𝐎𝐋Ê𝐍𝐂𝐈𝐀 𝐂𝐎𝐍𝐓𝐑𝐀 𝐀 𝐌𝐔𝐋𝐇𝐄𝐑

Enquadrado nas acções do Projecto Chance, realizou-se, no dia 05 de Dezembro de 2025, a Primeira Edição do Podcast “Comunidade da Mulher”, um espaço de diálogo dedicado à promoção de comunidades mais seguras e à defesa dos direitos das mulheres. O tema central desta edição foi “𝐎 𝐏𝐀𝐏𝐄𝐋 𝐃𝐀 𝐌𝐔𝐋𝐇𝐄𝐑 𝐍𝐀 𝐂𝐎𝐍𝐒𝐓𝐑𝐔çã𝐎 𝐃𝐄 𝐂𝐎𝐌𝐔𝐍𝐈𝐃𝐀𝐃𝐄𝐒 𝐋𝐈𝐕𝐑𝐄𝐒 𝐃𝐄 𝐕𝐈𝐎𝐋ê𝐍𝐂𝐈𝐀”. A conversa foi conduzida por Marcelina Calei, que recebeu no estúdio três convidadas especiais: Rosária Quintas, activista social; Suzymara Joaquin, terapeuta capilar; e Cipriana Menezes, estudante de psicologia. Durante o debate, as convidadas destacaram a urgência na aplicação rigorosa das leis e na criação de políticas públicas sustentáveis, capazes de responder de forma eficaz aos desafios enfrentados pelas mulheres angolanas no contexto da violência baseada no género. Sublinhou-se ainda a importância da capacitação das mulheres, de modo a garantir maior conhecimento e domínio sobre os seus direitos. Segundo as participantes, fortalecer a consciência social e encorajar a denúncia é fundamental num cenário em que mais de 50% das mulheres vítimas de violência em Angola não reportam os abusos. A iniciativa reforça o compromisso do Projecto Chance e dos 16 Dias de Activismo em estimular o diálogo comunitário, promover a prevenção da violência e valorizar o papel transformador da mulher na construção de ambientes seguros, inclusivos e livres de discriminação. Esta sessão foi produzida com o apoio financeiro da União Européia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade da OIC e não reflecte necessariamente a posição da União Europeia. Visite nosso site: www.projectochance.ao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *