CAMINHADA DA MULHER MARCA O INÍCIO DA JORNADA PROVINCIAL DA MULHER 2025 

  • AJSAJS
  • AJS
  • março 1, 2025
  • 0 Comments

No sábado, 1º de março de 2025, o município do Lobito foi palco da Caminhada da Mulher, evento que abriu oficialmente a Jornada Provincial da Mulher 2025. Sob o lema “Para TODAS as mulheres e meninas: Direitos. Igualdade. Empoderamento”, a iniciativa reuniu mais de 50 participantes, entre homens e mulheres, em uma ação promovida pela Associação Juvenil para a Solidariedade (AJS), no âmbito do projeto CHANCE, financiado pela União Europeia. 

Com um percurso que teve início no Hiper Mercado Kero e término na ponta da Restinga, a caminhada teve como principal objetivo “proporcionar aos participantes um espaço de promoção dos direitos e deveres das mulheres”, segundo os organizadores. Durante o trajeto, os participantes carregaram faixas e cartazes com mensagens de conscientização sobre a importância da igualdade de gênero e do empoderamento feminino. 

A atividade foi marcada por momentos de interação e diálogo, reforçando a necessidade de ações contínuas para garantir os direitos das mulheres na sociedade. “Eventos como este são fundamentais para dar visibilidade às lutas das mulheres e para lembrar que a cidadania é construída por meio da educação e da comunicação permanentes”, destacou Lúcia Mendes, coordenadora da AJS. 

A Caminhada da Mulher abriu a programação da Jornada Provincial da Mulher 2025, que ao longo do mês de março contará com diversas atividades, como conferências e debates, voltadas para o fortalecimento da participação feminina em questões sociais, econômicas e de saúde. A iniciativa reforça o compromisso da AJS e de seus parceiros, como a União Europeia, em promover mudanças significativas na vida das mulheres e meninas da província de Benguela. 

Com mais essa ação, a AJS reafirma sua missão de construir uma sociedade mais justa e igualitária, onde os direitos das mulheres sejam respeitados e valorizados.

  • AJS

    Related Posts

    • AJSAJS
    • AJS
    • junho 27, 2025
    • 2 views
    CUBAL ACOLHE ENCONTRO PREPARATÓRIO PARA A JORNADA PROVINCIAL DA JUVENTUDE 2025

    Administração Municipal acolhe Comissão Organizadora da Jornada Provincial da Juventude 2025 O Município do Cubal foi oficialmente eleito Capital da Juventude 2025, no âmbito da Jornada Provincial da Juventude, que decorrerá de 01 a 31 de Agosto, em celebração ao Dia Internacional da Juventude (12 de Agosto). Em preparação para este grande evento, uma delegação da Comissão Organizadora contituida por membros das ONG´s Adra Antena-Benguela, CRB, AJS, Rainhas de Angola e Grémio de Artes Elongiso e OIC, reuniu-se na passada quinta-feira 26 de Junho de 2025 com a Administração Municipal do Cubal, para apresentar o draft do programa da Jornada e os respetivos termos de referência. O encontro decorreu nas instalações da Secretaria do Gabinete do Administrador Municipal, tendo a delegação sido recebida pela Sra. Miquilina Culembe, Chefe do Gabinete, em representação do Administrador Municipal, ausente por motivos de agenda. Estiveram presentes os Administradores Municipais Adjuntos, Eng. António Andrade (Área Técnica) e Inácio Tchipongue (Área Financeira), assegurando o acompanhamento institucional. Durante a reunião, foi destacada a realização, no Cubal, do maior Acampamento Provincial da Juventude e da 10.ª Conferência Provincial da Juventude, eventos que mobilizarão centenas de jovens e parceiros sociais de toda a província. A Administração Municipal expressou total abertura para colaborar com a Comissão Organizadora, reforçando o compromisso de fazer do Cubal o centro das atenções juvenis em Agosto. A Jornada 2025 promete ser um momento de mobilização, reflexão e ação concreta, com foco na participação cívica, inovação e desenvolvimento juvenil. Quando Agosto Chega, a juventude não Sabe Falhar – Agosto é JOVEM!

    • AJSAJS
    • AJS
    • junho 26, 2025
    • 5 views
    AJS reforça compromisso com uma comunicação mais eficaz e próxima das comunidades

    A Associação Juvenil para a Solidariedade (AJS) integrou o grupo de mais de 24 Organizações da Sociedade Civil (OSC) das províncias de Benguela, Huambo e Huíla que participaram, nos dias 25 e 26 de junho, numa formação sobre Estratégias de Comunicação e Visibilidade Comunitária, realizada no Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor), na província do Huambo. Durante os dois dias de capacitação, facilitada pelos jornalistas Pedro Santa Maria e Nelson Rodrigues, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre boas práticas de comunicação, produção de conteúdos de qualidade e uso estratégico das plataformas digitais para amplificar a voz das comunidades. Para Domingas Neto, assistente de comunicação da ADRA – Antena Benguela, “esta formação é uma grande oportunidade para as organizações partilharem experiências na área da comunicação e reforçarem competências no uso dos meios digitais, dando visibilidade às suas ações e voz aos que muitas vezes são esquecidos.” Já Donaldo Sousa, coordenador de comunicação da Associação Omunga, destacou a importância do encontro: “A nossa grande expectativa é aperfeiçoar os nossos conhecimentos em estratégias e planos de comunicação, bem como na definição de grupos-alvo, tornando a nossa intervenção mais eficaz.” A AJS esteve representada pelo seu Coordenador Executivo, Júlio Lofa Martinho, e pelo Assistente de Comunicação, Sabino Kapuputa, que participaram ativamente nas atividades formativas e nas trocas de experiências com outras organizações presentes. Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do Projecto de Apoio à Sociedade Civil e à Administração Local em Angola (PASCAL), que tem vindo a fortalecer o papel das OSC na promoção da cidadania e da boa governação local. AJS – Cidadania é o resultado de um exercício permanente de Educação e Comunicação.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *