MULHERES E MENINAS PARTICIPAM NO CINE-FÓRUM “RODA FEMININA” NO LOBITO

  • AJSAJS
  • AJS
  • fevereiro 13, 2026
  • 0 Comments

Em alusão ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (11 de Fevereiro), realizou-se no município do Lobito o 1.º Cine-Fórum “Roda Feminina”, uma iniciativa promovida pelas organizações membros do Consórcio CHANCE, nomeadamente a Associação Juvenil para a Solidariedade (AJS) e o Centro de Apoio aos Jovens (CAJ), com o Apoio do Instituto Jean Piaget.

O evento, enquadrado nas acções do Projecto CHANCE, reuniu 35 participantes, entre meninas estudantes, professoras, activistas e mulheres de várias comunidades, num espaço de partilha, aprendizagem e inspiração.

Com o objectivo de incentivar a participação de mulheres e meninas na ciência e em carreiras científicas, o Cine-Fórum contou com dois painéis temáticos:

Painel 1: Experiências inspiradoras de sucesso baseadas na formação académica e científica
Com intervenções de Syzymara Joaquim, terapeuta capilar e empreendedora, e de Fátima da Conceição, Directora Administrativa da empresa Niursanvitch.

Painel 2: O papel da mulher no desenvolvimento social
Com a professora universitária Analdina Mujanga e a líder juvenil Adelaide Correia.

Como parte da agenda, 15 participantes realizaram uma visita guiada ao laboratório do Instituto Jean Piaget de Benguela, onde tiveram contacto directo com práticas e materiais laboratoriais, sob orientação do Dr. Pedro Gomes.

O Cine-Fórum contou com o apoio da ACESDA, RAICEX, da Embaixada da Espanha em Angola, da Fundação Mulheres por África, do Science by Women e da União Europeia, através do Projecto CHANCE.

Juntas, continuamos a promover a educação, a ciência e o empoderamento de mulheres e meninas!

  • AJS

    Related Posts

    • AJSAJS
    • AJS
    • janeiro 31, 2026
    • 5 views
    AJS PROMOVE VISITA DE CAMPO NO ÂMBITO DO DIA NACIONAL DO AMBIENTE

    No âmbito da comemoração do Dia Nacional do Ambiente, celebrado em Angola a 31 de Janeiro, a Associação Juvenil para a Solidariedade (AJS), Organização Não Governamental que actua desde 1999, realizou, em parceria com diversas organizações, uma visita de campo a espaços arborizados, enquadrada nas actividades da Jornada Provincial da Juventude 2025. A iniciativa contou com o apoio da Empresa Esplendor Florestal, que disponibilizou um total de 2.000 mudas de eucalipto. Deste número, mais de 1.800 mudas foram plantadas nos municípios do Cubal, Caimbambo, Catumbela e Lobito, contribuindo para o reforço da arborização e a mitigação dos impactos ambientais nessas localidades. A visita de campo decorreu na manhã deste sábado, 31 de Janeiro, tendo abrangido vários pontos estratégicos, nomeadamente o Complexo Escolar BLA nº 2103 da Centralidade do Lobito, a Escola Heróis de Camgamba, bem como espaços no município da Catumbela e no Kero do Lobito. A actividade contou com a presença da Brigada do Ambiente da Escola da Centralidade do Lobito, de um responsável do sector do Ambiente da Administração Municipal do Lobito, de um técnico da Empresa Esplendor Florestal e de membros da AJS, num esforço conjunto de sensibilização e acção prática em prol da preservação ambiental. Com esta ação, a Associação Juvenil para a Solidariedade (AJS) reafirma o seu comprometimento com as questões climáticas e ambientais, promovendo a participação juvenil e o envolvimento da sociedade civil na construção de um ambiente mais sustentável para as gerações presentes e futuras.

    • AJSAJS
    • AJS
    • dezembro 14, 2025
    • 16 views
    JORNADA DA SAÚDE | Campanha de Sensibilização reforça prevenção do VIH e saúde sexual no Bairro Assude

    No âmbito da Jornada Provincial da Saúde, realizada na província de Benguela, em alusão ao 1.º de Dezembro – Dia Mundial de Luta contra o VIH e a SIDA, e tendo se integrado nela os 16 Dias de Activismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, a Associação Juvenil para a Solidariedade (AJS), o CAJ – Centro de Apoio aos Jovens e o Fórum das Organizações da Sociedade Civil da Catumbela realizaram, no dia 13 de Dezembro, uma campanha de sensibilização interpessoal sobre o VIH a SIDA, e a Saúde Sexual e Reprodutiva. A actividade decorreu no Bairro Assude, uma localidade com reduzido acesso à informação sobre estas temáticas, e teve como objectivo conscientizar adolescentes e jovens sobre as formas de prevenção e transmissão do VIH, promovendo comportamentos sexuais responsáveis, a prevenção da gravidez na adolescência e das infecções sexualmente transmissíveis. A iniciativa contou com o apoio de Organizações de Base Comunitária financiadas pelo Projecto CHANCE, nomeadamente o Grémio de Artes Elongiso e a RGC, bem como com o apoio da Administração Municipal da Catumbela. Durante a campanha foram distribuídos 1500 folhetos informativos e 2440 preservativos, estes últimos doados pela ANASO e pelo Hospital Vall d’Hebron, de Espanha, entidade que coordena o Projecto CHANCE. Esta Campanha foi produzida com o apoio financeiro da União Européia. O seu conteúdo é da exclusiva responsabilidade da AJS e não reflecte necessariamente a posição da União Europeia.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *